IES Executora

CAPACITASUAS

Secretaria do Estado de Assistência e Desenvolvimento Social

Universidade Federal de Alagoas: a instituição e seu compromisso social

 

A Universidade Federal de Alagoas – UFAL - é uma Instituição de Ensino Superior, situada no âmbito do setor público, criada em janeiro de 1961 pela Lei nº 3.867, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek. Em seu momento primeiro, a UFAL incorporou as seguintes escolas de ensino superior existentes em Alagoas: Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Escola de Engenharia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Além dos cursos criados posteriormente, a UFAL também incorporou, em 1972, o Curso de Serviço Social, até então ofertado pela Escola de Serviço Social Padre Anchieta, uma instituição de ensino vinculada à Igreja Católica.

Por se tratar de uma instituição pública, a instituição empenha-se em respeitar o seu compromisso com a sociedade alagoana e se orienta por sua missão assim definida: “Produzir e recriar o saber coletivo em todas as áreas do conhecimento de forma comprometida com a ética, a justiça social e o desenvolvimento humano e o bem comum”

A materialização dos compromissos assumidos pela Universidade em Alagoas tem exigido que a sua atuação esteja fundamentada no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Para isso, a instituição conta com o empenho de 1.698 técnicos e 1394 docentes, dos quais 690 possuem o título de doutores, o que possibilita o atendimento a um universo aproximado de 26.000 estudantes[1].

A ampliação do espaço de atuação da UFAL também é expressa pelo número de cursos ofertados, atualmente em um total de 84, distribuídos entre os três campi situados em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia. Outro espaço recentemente conquistado pela Universidade refere-se aos cursos na modalidade Educação a Distância – EAD.

Tratando especificamente sobre a experiência da UFAL na formação de agentes públicos, merecem destaque as iniciativas registradas com profissionais na área da saúde e da assistência social. A Universidade, através do seu Núcleo de Saúde Pública – NUSP, contabiliza a realização dos seguintes cursos de especialização: em Saúde Pública, em Gestão do Trabalho em Saúde e em Vigilância em Saúde Pública, todos eles integrantes de uma proposta de qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Por sua vez, a Faculdade de Serviço Social desenvolveu nos últimos anos dois cursos de especialização, um deles em Gerontologia Social e um outro em Gestão da Política de Assistência Social, este em funcionamento atualmente.

Mesmo enfrentando uma série de dificuldades, a UFAL ainda não esgotou as suas possibilidades de ampliação e de aperfeiçoamento de sua atuação no estado de Alagoas.

Prof.Dra Margarida Maria Silva dos Santos  

Coordenadora Geral do Programa Nacional de Capacitação - CapacitaSUAS na UFAL

Contatos:

Telefone: 3214-1238
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.