Institucional

CAPACITASUAS

Secretaria do Estado de Assistência e Desenvolvimento Social

PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CAPACITASUAS EM ALAGOAS

 

O Programa Nacional de Capacitação do SUAS - CAPACITASUAS é uma estratégia de apoiar os Estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do SUAS, visando o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais.

Este Programa foi instituído por meio da Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº 08, de Março 2012 e da Portaria Ministerial nº 142, de Julho de 2012.

 Em junho de 2012, foi publicada no Diário Oficial da União a Chamada Pública nº 01/2012, para a adesão de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas para a composição da Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS, instituída e coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. A qual foram credenciadas 146 IES no país.

 

OBJETIVO

Seu objetivo é promover a capacitação dos gestores e trabalhadores da Assistência Social, que pautada pela Gestão do Trabalho e nos princípios da Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, éticos e comprometidos com o exercício profissional nos espaços em que atuam.

 

 

CAPACITASUAS EM ALAGOAS

 

No dia 21 de dezembro/2016 aconteceu o pregão eletrônico nº AMGESP 11.426/2016 para a contratação das IES, sendo a Universidade Federal de Alagoas - UFAL vencedora e executora do CapacitaSUAS em Alagoas.

 

Serão realizados 08 cursos, os quais são:

  • Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS
  • Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS
  • Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e Estratégias de Enfrentamento à Pobreza
  • Introdução ao Exercício do Controle Social
  • Atualização em Elaboração de Planos de Assistência Social
  • Atualização em Vigilância Socioassistencial
  • Curso de Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS
  • Curso de Atualização Sobre o Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial

Serão ofertadas 2778 vagas, para os 08 cursos, executados em 03 pólos (Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia), de acordo com a distribuição geográfica das regiões do nosso estado e o porte de cada município.